Ecologicamente correto!

domingo, 28 de junho de 2009


Como todos ouvimos falar, preservar o meio ambiente é algo mais que importante, é necessário e obrigatório!!

Pensando nisso, há algum tempo tinha ovido falar sobre fazer sabão em casa, com óleo de fritura usados, é isso ai, sabemos que óleo não deve ser jogado no ralo da pia, no vaso sanitário nem na terra, pois contamina a água.

E é claro que todo mundo já ouviu falar do custo ambiental para se produzir embalagens plásticas para, entre outras coisas, detergente – e o próprio detergente, feito com óleos minerais (petróleo e xisto) e degradados artificialmente graças à adição de polímeros e ésteres sintéticos.

Então, vá guardando seu óleo usado, juntando com os dos vizinhos e parentes e faça seu próprio sabão!!

Eu acabei testando e fiz hoje meu próprio sabão, adorei fazer, só fica pronto amanhã, numa próxima postagem eu mostro pra voces... fica pra vcs a receita....
SABÃO CASEIRO...
4 litros de óleo usado, ½ cpo de sabão em pó, 1kg de soda caustica, 2 litro de água fervendo, dissolver a soda na água fervendo (deixar um pouquinho da água pra dissolver o sabão em pó) colocar o óleo na vasilha que esta com a soda desmanchada, misturar bem, colocar o sabão em pó dissolvido mexer bem ate ir esfriando e endurecendo o ponto é quando a colher de pau ficar fincada na massa mais ou menos 30 a 40 minutos despejar em uma forma pode ser uma caixa forrada com plástico deixar secar por um dia antes de cortar em pedaços.

2 comentários:

Anna disse...

oi
Tudo bem!
Sobre a horta comecei a fazer hoje é o segundo dia depois te conto como esta progredindo.
Beijos

Vivyane disse...

Amiga, vc tem q coar aquelas sujeirinhas do óleo antes de fazer o sabão? bjs, vivy