Raiva....

sexta-feira, 5 de junho de 2009


As escrituras do Yoga dizem que uma pessoa evoluída conserva sua raiva por um minuto; uma pessoa comum a conserva por meia hora e uma pessoa ainda não evoluída a conserva por um dia e uma noite. Mas uma pessoa cheia de mágoas lembra-se de sua raiva até morrer. É humano senti-la, mas é preciso esquecê-la rapidamente. Não devemos alimentá-la remoendo acontecimentos passados, porque este sentimento causa uma grande inquietude interior.
Somos as primeiras vítimas de nossa própria raiva, que nos queima por dentro e tira nossa paz.


Obscurece pensamentos, distorce percepções e libera toxinas nos sangue. A raiva acumulada, guardada um pouco aqui e ali, nos prejudica muito e nos afasta de Deus, de nossa verdadeira essência divina, de nossa bondade e compaixão. As pessoas pensam que alguém ou algo lhes provoca raiva, mas essa raiva já existe dentro delas, é criada e mantida por elas. Quando você a sente, não pode culpar a ninguém a não ser você mesmo.

Faz parte do nosso crescimento espiritual aprender a lidar com a raiva e ficar livre de seus efeitos negativos. Como o desejo está muito ligado à ela, é importante quando senti-la perguntar a si mesmo o que quer desta situação que não está conseguindo. Isso cria uma mudança de foco.


E em vez de ficarmos presos na raiva, a observamos. E logo depois, perguntamos a nós mesmos de que outra maneira podemos conseguir o que queremos. Perceberemos que idéias alternativas surgem na mente: isso diminui o sentimento de frustração.

Existem pessoas que gostam de ficar com raiva. Sentem satisfação, poder e liberdade quando têm explosões de ira. Acham que até aliviam as tensões, mas depois se culpam. Ajudaria muito se elas entendessem que mesmo que possam sentir alívio no momento, isso não funciona. A raiva apenas escraviza. É prejudicial para nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual.

Mas existem momentos em que a raiva é incontrolável e nem temos tempo de nos fazer perguntas sobre o que queremos. Nesses momentos não é possível sentir desapego, ficamos presos completamente.
O que podemos fazer? A melhor saída é sair da situação, dar uma volta, se afastar do ambiente ou da pessoa, tomar um copo de água, respirar algumas vezes profundamente, lembrar-se de Deus, conectar-se com seu Eu Superior. Depois, quando nos acalmarmos, podemos voltar e lidar com o assunto de uma maneira mais equilibrada, sem ofender, ou magoar. Sem nos desequilibrar.

Quando falamos de uma maneira tranqüila, o outro pode nos entender e ouvir melhor, mas quando falamos com raiva só criamos mais conflitos e desarmonia. Recebemos mais raiva como retorno.Para se afastar no momento da discussão ou apenas ficar calado até se acalmar é necessário humildade. Quando estamos com muita raiva, queremos que a outra pessoa admita que está errada e isto é orgulho. Uma armadilha do ego. Esse orgulho impede que nos acalmemos. Mas se você admitir que dissolvê-la é mais importante do que provar que o outro está errado, você sentirá a humildade libertadora.

Todos os inimigos internos alimentam uns aos outros e se estamos presos no orgulho é mais difícil lidar com a raiva. A humildade nos ajuda a testemunhar o que está acontecendo dentro de nós.
Em vez de guardarmos raiva por horas, ou dias, podemos largá-la logo e evitar assim muitos momentos de sofrimento. Basta não alimentarmos este sentimento. Se voltarmos nossa atenção para outras coisas e para o momento presente, ficamos livres e podemos ter momentos felizes.
A raiva acumulada desde a infância é uma das causas da depressão.


Eu sei que é fácil falar.... mas vamos tentar??!

2 comentários:

Manyra disse...

“Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe... eu só levo a certeza de que MUITO POUCO EU SEI, eu nada sei...”!!!
Esse texto só reforçou o que eu já pensava em fazer... eu percebi que com toda essa situação só quem fica mal sou eu... Então neguinha... vamos nos cuidar, nos divertir e viver a nossa vida... vamos ser alegres pq a alegria contagia... e o que tiver que ser será... vamos até tentar de novo quantas vezes a gente quiser... e SE quisermos... e tenho certeza que tudo vai se resolver... pois agora a ordem é uma só: DESENCANAR!!! porque na pior das hipóteses, mesmo que as coisas não se resolvam, estaremos sãs, certas de nossas decisões e com a consciência de que fizemos a nossa parte ... eu pretendo e vc??

Claudinha Bártholo disse...

Sentir raiva não é nada bom...
e se a gente evoluir e começar a dar menos importância pra essas raivinhas que aparecem, yessssssss seremos sempre felizes. Sentir faz parte mas manter o sentimento é burrice. RAIVA TÔ FORA...
:) a gente sente mas manda pra longe pq ninguém merece né Gi?
Tu também andou repaginando o blog né???
tá lindooooo.
Viva!!!
beijosssssss brigada pela visita!